Trabalhe com Vendas de Veículos Seminovos e 0KM
Trabalhe com Vendas de Veículos Seminovos e 0KM

5 Erros ao Abrir uma Franquia

Abrir uma franquia realmente aumenta as chances de sucesso, mas não é garantia de lucro, pois casos de insucessos são comuns todos os anos e mesmo as mais conceituadas marcas tem franquias fechados. Os números mostram que as chances de um novo negócio fechar as portas nos primeiros dois anos é grande, mas menor em franquias, com apenas 3% de insucesso em quanto os demais nichos ficam em torno de 38%.

Para o investidor não ficar entre os 3% que fecharam as portas por não saber como gerir uma franquia, aprenda sobre os 5 erros ao abrir uma franquia.

5 erros ao abrir uma franquia

5 erros ao abrir uma franquia

Escolha errada do ponto comercial

Já ouviu falar que “aquela loja vende bem porque está bem na avenida?” É mais ou menos isso, mas muito mais que isso. O endereço de uma franquia é crucial para o seu sucesso, por isso algumas lojas fecham muito cedo e outras resistem por décadas no mesmo lugar.

A escolha do ponto comercial para aluguel ou compra deve ser guiada por alguns pontos, como visibilidade do seu público-alvo, concorrência não tão próxima e fácil acesso. Ficar na avenida principal geralmente é certeza de sucesso, mas ter um público por perto também é crucial. Por exemplo: uma loja de pet shop em um bairro residencial repletos de donos de pets tem mais chances de sucesso que ficar em um bairro comercial e sem moradores. Ninguém vai levar um saco de areia de gato para casa podendo pegar na esquina da residência, não é mesmo?

Boa escolha dos funcionários

O investidor tem tudo para dar certo, mas precisa de um grupo de pessoas para fazer tudo funcionar. Precisa de bons atendentes, um bom gerente e outros funcionários envolvidos. Empregar pessoas não qualificadas é um dos maiores motivos para grandes empresas fecharem suas portas hoje em dia. A escolha de um bom sócio entra neste grupo também, que pode colocar tudo a perder.

Falta de capital de giro

Este é o dinheiro guardado todos os meses para eventuais baixas do mercado. Não ter dinheiro guardado e viver sempre do lucro do dia a dia, faz franquias de grandes marcas fecharem porque não conseguem suportar o período de baixa procura do produto ou serviço sem manter as contas em dia.

Não entender o que é uma franquia

Querer fazer uma franquia não é apenas abrir uma loja igual a que ele quer ter. Ele precisa seguir regras, entrar no padrão da marca e saber que poderá ser punido quando não as seguir. Se o empreendedor não sabe seguir regras e quer fazer tudo do seu jeito, não ira se ajustar ao perfil de franquias.

Não ter capital inicial

Capital inicial não é apenas o dinheiro para usar a marca, mas todos os gastos necessários para abrir a porta, como contratação, compra de material, adaptação da loja e estocagem. Começar devendo e tentar tirar lucro alto nos primeiros meses pode fazer a franquia fechar as portas muito mais cedo.


VEM EMPREENDER COM A GENTE - CLIQUE AQUI!