Neoncar Tuning DUB - Franquia de Acessórios Automotivos
Neoncar Tuning DUB - Franquia de Acessórios Automotivos

Como traçar o perfil do consumidor?

Olá, caro leitor, esse artigo especial aborda um assunto que deveria ser levado em consideração por qualquer pessoa que queira se tornar, ou que já é um empreendedor. Se trata do perfil dos consumidores de seus produtos. Mas porque isso é importante? Como traçar o perfil dos consumidor? Como aplicar essas informações na prática? Continue lendo que você saberá de tudo isso.

O que é o perfil do consumidor?

Você já se perguntou o que leva às pessoas a comprar? A resposta é simples, elas compram porque possuem necessidades e são motivadas a supri-las, sejam essas necessidades reais ou criadas apenas para satisfazer algum mercado.

Sabendo disso, é possível perceber que algumas pessoas são propensas a consumir certos tipos de produtos que outras não consomem geralmente, por exemplo, mulheres grávidas não costumam comprar artigos esportivos, assim como esportistas não costumam entrar em lojas para recém nascidos.

O perfil do consumidor é uma lista de características de comportamento de um determinado grupo de pessoas, divididas por idade, classe social, personalidade, endereço, sexo, escolaridade, etc. Ou seja, como as pessoas possuem comportamentos de grupos, é possível antecipar quem vai comprar seus produtos antes mesmo de lançá-los no mercado.

Por que é importante traçar o perfil do consumidor?

O principal motivo para você traçar o perfil do consumidor é que, conhecendo os compradores para o seus produtos você será capaz de “atacar” no ponto certo para aumentar a conversão de vendas.

São tantas formas de fazer isso, como direcionar campanhas publicitárias ao público certo, fazer promoções em épocas mais adequadas de acordo com seu público, etc.

Além disso a antecipação é imprescindível para o sucesso em qualquer negócio, já que os consumidores não pensam no porque de estarem comprando, eles apenas compram. Então se você conhecer essa motivação que os leva a comprar, estará um passo à frente.

Como traçar o perfil do consumidor?

Aqui é que você terá que se deter e empenhar um tempo bom para que seu conhecimento sobre os clientes seja realmente uma vantagem. Antes de mais nada, há uma pergunta que deve ser respondida: Você já atua no mercado ou pretende começar?

Isso é importante porque, se você já for atuante, se já vende seus produtos por aí, então será bem mais fácil traçar o perfil do consumidor, já que você possui uma bagagem de experiência e um campo onde possa ser feito levantamento de dados.

Se você ainda não tem experiência no mercado que pretende começar, então o trabalho será um pouco maior, mas ainda assim é possível começar bem.

Bom, para traçar o perfil do consumidor, como já comecei a dizer no início do artigo, você deverá fazer um levantamento de várias características pessoais, físicas e motivacionais do seu cliente em potencial, como:

  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Estilo de vida;
  • Perfil social, ou personalidade;
  • Cultura;
  • Motivação, ou o que leva o cliente a consumir o produto;

Para saber disso tudo você vai precisar ir à campo e observar, perguntar, analisar direito as pessoas que já compram produtos iguais ao seu, ou se o seu produto for uma inovação, pensar no que levaria as pessoas a comprar, e quem compraria.

Se você já atua no mercado, além disso tudo pode ser feito pesquisas de interesses, seja por panfletos na loja ou mídias digitais como redes sociais ou aplicativos para smartphones, as possibilidades são inúmeras.

Como aplicar isso na prática e tornar esse conhecimento em uma vantagem?

Sabendo isso tudo sobre seus clientes, ou possíveis clientes, você poderá direcionar melhor suas campanhas publicitárias, por exemplo, ou aplicar técnicas de fidelização mais adequadas, aumentando assim a conversão de vendas, ou seja, vendendo mais sem aumentar o número de visitas em sua loja.

Com isso você pode até passar na frente da concorrência lançando produtos certos, para as pessoas certas na época e locais certos. Essa técnica é matadora, se você souber onde, para quem, quando e o que vender, pode ter certeza que suas vendas irão atingir níveis muito altos.


VEM EMPREENDER COM A GENTE - CLIQUE AQUI!