Escritório em Casa – Vantagens e Desafios

Nós escutamos muitas histórias sobre escritório em casa. Vou lhe contar a minha experiência. Durante 15 anos trabalhei em diversos bairros, com as mais diferentes distâncias.

Tumulto, metrô, trânsito caótico, carro, trens e cansaço fazem parte da vida de muita gente que trabalha nas grandes metrópoles.

Por muitas vezes vi pontos favoráveis, mas num balanço final o desiquilíbrio para uma mistura desfavorável pesava muito mais.

Meu desejo sempre foi trabalhar o mais próximo possível, e me aproximei desse objetivo trabalhando na minha própria cidade.

Escritório em Casa – Vantagens e Desafios

Foram poucos os projetos que me levavam a lugares diferentes e apenas um deles teve a necessidade de pegar condução. Era um bairro bem próximo, dava para ir a pé. Até que, a dois anos atrás, cheguei no meu posto: meu escritório em casa. Uma experiência bem sucedida.

No texto abaixo vou descrever algumas dicas úteis das minhas observações práticas para quem quer trabalhar em casa. Vou contar com algumas dicas de Leigh Buchanan, editora da revista Inc.:

Montei minha estação de trabalho em uma sala a parte já que eu costumo receber parceiros, fornecedores e clientes. Optei por um home office na entrada. A porta que dá acesso ao restante da casa fica fechada. Minhas primeiras observações são sobre linguagem e vestimenta. Costumo falar que “meu escritório é na minha casa”.

É claro que ainda há a necessidade de uns ajustes, um detalhe ou outro, mas já obtive muitos avanços desde o começo. Hoje, quando entro em minha sala e relembro como era antigamente, sinto um misto de gratidão e motivação. Acaba sempre me contagiando a seguir.

Minha rotina é combinada com o horário comercial do mercado, e minha maior vantagem é, sem dúvidas, um enorme ganho de tempo que se transforma em produtividade. Faço minha caminhada matinal e em minutos já estou no meu trabalho.

Um detalhe que deve ser observado é a disciplina. Se você estabelece um horário tem que cumprir. Ter disciplina no home office é um fator fundamental para quem mantém um escritório em casa. Não tem para onde fugir, temos que manter as regras.

É claro que conseguimos abrir exceção para atender um cliente num horário alternativo, até mesmo como um atendimento diferenciado, desde que esteja na programação. Minha meta constante é um equilíbrio, pois tenho outras atividades que fazem parte de minha vida. Por exemplo, até com o telefone já me disciplinei.

Postura profissional no escritório em casa

Trabalhar em um escritório em caso exige muita disciplina e postura profissional para não perder o foco e gerar resultados

Leigh cita que é necessário manter uma postura profissional para que você não entre na “lista de amigos e parentes como aquela pessoa que pode pegar meu filho na escola ou outros compromissos”. E isso faz muito sentido. As pessoas confundem mesmo e acabam pensando que por você estar em casa, você tem tempo para “dar aquela mãozinha”.

Um ponto bem relevante citado no post é a sua comunicação com o externo. O modo como você se porta, fala sobre seu trabalho e se veste, mostra bem a sua essência. Não é porque trabalho em casa que trabalho de pijamas e chinelo.

Encontro nutrição para meu aprendizado e criatividade numa soma de fatores importantes. Mantenho sempre um canal aberto com o mundo. Converso com as pessoas, frequento eventos, acabo circulando bastante. No meu trabalho atendo muito telefone, então em alguns momentos tranquilos, o silêncio vira um aliado das minhas atividades preferidas – ler e escrever.

Uma jornada de trabalho facilitada

Minha próxima dica nesta postagem é um desafio na minha jornada. Tenho uma filha de quase dois anos que está numa fase de descobertas e já entendeu que eu estou ao lado. Hoje, conto com uma excelente auxiliar que me ajuda a manter a difícil distância necessária. Para organizar melhor a rotina da casa, trabalho, estou programando sua ida para a escola.

Hoje vejo que é uma maravilha poder abrir abrir a porta e almoçar com as minhas filhas. Consigo me organizar rapidamente se preciso levar uma delas ao médico. Essa é uma das vantagens do home office, a proximidade. Lembro como ficava aflita quando trabalhava longe e demorava para chegar a escolinha para socorrer a mais velha.

As vezes me dou o luxo de volta e meia passar uns minutos com minhas filhas. Sem inteferir negativamente no meu trabalho. É uma vantagem sensacional, e faz uma grande diferença tê-las por perto.

Ainda me pego pensando em como era criticada quando falava sobre o desejo de serempreendedora e ter meu escritório em casa. As pessoas ficavam espantadas, falavam muito sobre como era difícil e que o melhor mesmo era prestar um concurso ou ter um emprego seguro.

Meu espírito empreendedor sempre falou mais alto e eu assumi meu sonho como uma realidade. Hoje aprendo a lidar com os desafios e riscos do meu próprio negócio. Os frutos são sementes e as sementes se tornam novamente frutos. É no semear da melhoria contínua que vou trilhando meus passos.


VEM EMPREENDER COM A GENTE - CLIQUE AQUI!