O que é Franquia?

O empreendedorismo tem crescido cada vez mais em nosso país e a busca de novos negócios e com bons resultados em curto prazo tem atraído mais e mais estes investidores. E opções para tal é vasta no mercado, no entanto a alternativa mais viável e por vias segura, que tem sido um alarmante no Brasil é o sistema de franquias, que tem como essência o sistema feudal , em pleno século XII já se via resquícios do que hoje chamamos de sistema de franquias, tal que deriva do bom francês “franchisage” cuja tradução “ Franquiar”.

franquias

Mas verdadeiramente o que é franquia? Nada mais é que pagar uma taxa e receber em troca um modelo de negócio consolidado, uma marca, um mercado, know-how e boa garantia de sucesso e crescimento. Hoje no mercado temos de pequenas a grandes empresas, de redes nacionais a internacionais, de preço baixo a altos e para todos os gostos e empreendedores.

Adquirir uma licença de um franqueador não é uma tarefa fácil, é árdua, no entanto não é impossível, pois o franqueador não oferece somente ao franqueado o direito de usar e comercializar sua marca e produtos, ele fornece também os seus segredos e seu método, que caracterizam seu know-how e modo de gerenciamento, normalmente em um setor geográfico pré-definido; além de termos e condições pré-estabelecidos em comum acordo, durante certo período de tempo. Contudo, têm seus grandes pontos fortes, tais estes:

  •  Marca reconhecida e boa reputação no mercado
  •  Economia de escala
  •  Baixos custos de instalações
  •  Plano de negócios estruturado

 Grandes possibilidades de crescimento, lucratividade e retorno de investimento rápido, tudo devido o sistema já estabelecido de sucesso da empresa.

 E entre outras.

Ser um Franqueado exige uma visão e conhecimento do mercado no qual está investindo, não adiante nunca ter ouvido falar da empresa, nunca ter conhecido sobre o segmento da marca ou mesmo ser um leigo em negócios deste tipo, por isto vale ressalta sempre que antes de fechar o negócio, ou até mesmo em pensar neste tipo de negócio pesquise sobre, leia, veja, ouça, analise e por fim tome uma decisão que seja coerente com o que deseja e tem.

Assim vale para o Franqueador também, afinal é o seu nome, sua marca, seu esforço que está em jogo, com isso é bom sempre observar com quem está negociando, quais suas pretensões neste ramo e novo sistema e por fim gerar números e crescimento para sua empresa.

O sistema de franquias é uma faca de dois gumes no qual o franqueador ganha valorizando sua empresa, fazendo a mesma crescer e ser mais conhecida no mercado quanto para o franqueado que adquire um negócio sólido, seguro e pronto com grandes chances e fortes vantagens de crescimento e sucesso a curto prazo.


VEM EMPREENDER COM A GENTE - CLIQUE AQUI!