O que é Royalties e Fundo de Propaganda?

Royalties é uma taxa que o franqueado paga para o franqueador, pelo uso da marca patenteada.

É acertada entre as partes a forma de pagamento, se será realizado o acréscimo em cima do valor de vendas dos pontos ou em cima do percentual de compras feita pelo franqueador para o franqueado.

franquia - royalties

Quando é feito o pagamento em cima do total de vendas mensal do ponto do franqueado, isso dificulta a transação, pois é feito um cálculo em cima do volume médio de vendas, independente se o franqueado atinja esta meta no mês ou não. Além de o franqueador ter acesso a todos os dados de venda do ponto.

Normalmente muitos franqueadores, fazem o cálculo em cima do percentual de compras, quando ele é responsável pela compra de material para o ponto do franqueado claro, assim é um valor fixo, pende a ser um pouco maior do que os demais.

Pode variar entre 20% a 40% encima do total de produtos comprados para a unidade.

De onde vem?

O termo Royalty deriva do inglês e significa, “da realeza”, que sugere coisas que pertençam ao rei.

Este termo era aplicado antigamente quando se referiam ao direito que o rei tinha de receber de seus súditos, pagamentos sobre o uso de suas terras, como se fosse uma indenização, mas que se estendia apenas a recursos retirados da terra do monarca.

Este conceito que ganhou consistência no séc. XX, abrangendo outras áreas. Sendo denominada por um recurso natural ou uma marca que foi patenteada.

O que é Fundo de Propaganda?

Fundo de publicidade ou propaganda, é uma taxa cobrada do franqueado por todo o material de divulgação e publicidade de sua franquia, envolve todo material, propaganda, folders etc.

Esta distribuição e compra é feita pelo franqueador, que através desta taxa cobra do franqueado, sua parcela nesta despesa.

Esta cobrança é acertada entre as partes, e pode ser feita pelo valor total de vendas do mês ou no percentual de compras do franqueado no mês.

Esta arrecadação só se torna viável, quando o número de franquias abertas no total, conseguem suprir a arrecadação necessária para cobrir esta despesa.

Por isso é muito importante incutir em todos os franqueados, a idéia da propaganda do negócio, de como é importante e qual impacto tem sobre as vendas.

Para sua arrecadação pode ser feita de duas formas:

  • Através do Percentual de vendas: Uma opção de arrecadação pelo faturamento das unidades franqueadas. Não é um método muito aconselhado, pois o franqueado pode alterar o sistema de arrecadação, informando um faturamento menor do que realmente foi faturado, e assim prejudicando todo o sistema da empresa.
  • Através do Percentual de Compras: Isso serve tanto se o franqueador compra todo o material utilizado pelo franqueado, ou se for usado o mesmo fornecedor para tudo. É calculo o percentual encima das compras da franquia no mês.

É importante frisar, que depois da verba ter sido arrecadada, é preciso contar com uma equipe de profissionais especializados para poderem investir corretamente, pois nem sempre o franqueador tem as ferramentas ou pessoal para isso.

E assim o franqueado fica mais próximo do sistema do franqueador, participando assim de todo seu ciclo, principalmente na alma do negócio, a propaganda.

Se caso você decidir abrir uma franquia, você deve tirar todas as suas duvidas referente a Royalties e fundo de propaganda com a sua franquia, para que não fique nenhuma duvida.


VEM EMPREENDER COM A GENTE - CLIQUE AQUI!